
Café com Fotografia

Sites gratuitos rastreiam informações de equipamentos roubados
Roubos de equipamentos fotográficos: você ou algum amigo já devem ter passado por este tipo de situação. Para quem ainda não sabe, já existe soluções gratuitas que tem como principal objetivo inibir o roubo desses instrumentos de trabalho. Um deles é o Câmera Legal,www.cameralegal.com.br , um site catarinense em que você registra o seu equipamento, dificultando assim o trabalho do meliante.
Criado pelos fotógrafos Eli Marcello Modro, Francine Regis e Elyandro Modro, o site funciona da seguinte maneira, você pode registrar o número de série da máquina mais simples até a mais sofisticada, pois até as mais simples podem ser vendidas após um roubo. Desta forma, quem vai comprar o equipamento tem a possibilidade de efetuar a consulta no site e verificar se a mesma foi roubada. “Mesmo sendo novo, o retorno do site já está sendo muito produtivo”, diz Marcello.
Outro site que também cumpre a mesma função é o Equipamentos Roubados,www.equipamentosroubados.com.br, criado em 2011 pelo fotógrafo baiano Sérgio Muricy. Ele também não tem custo nenhum tanto para o cadastro quanto para as consultas. “Criei o site para transformar o mesmo em uma ferramenta para tentar centralizar em um local os seriais dos equipamentos roubados, permitindo a quem for comprar saber se o mesmo foi roubado ou não, isto serve de base para seguradoras, associações e demais interessados”, explica Sérgio.
Nesta semana, o fotógrafo catarinense Claus Weihermann, um dos palestrantes do Estúdio Brasil 2014, teve seus equipamentos (2 5 d Mark II + quatro lentes) furtados. Segundo ele, esta ideia do rastreamento é muito válida e pode ter um excelente resultado, não esquecendo também da importância do seguro. “A maioria das pessoas que conheço não têm o seguro dos seus equipamentos”, finaliza.
Algumas dicas legais do site Câmera Legal para você se garantir:
– Antes de comprar um equipamento, seja na loja ou particular, consulte o número de série na busca. Dessa forma a sua chance de comprar um equipamento roubado diminui consideravelmente
– Registre o número de série do seu equipamento assim que comprá-lo, isto é de suma importância.
Fonte:
http://focusfoto.com.br/sites-gratuitos-rastreiam-informacoes-de-equipamentos-roubados/